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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Influências do Mestrado Profissional em Educação no desenvolvimento profissional dos Egressos de 2014
Authors: Rocha, Ana Carolina da Silva
Abstract: Resumo: A retórica sobre a qualidade do ensino tem estimulado o crescimento das pesquisas voltadas para a formação docente. Em decorrência disso, os cursos de mestrado profissional em educação vêm aumentando, pois suas propostas, bem como suas diretrizes curriculares e seus objetivos, apregoam, prioritariamente, formar professores da Educação Básica comprometidos com a superação dos problemas educacionais do Brasil, preparando esses professores para adequar suas práticas educativas às diferentes realidades socioculturais, favorecendo a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. Em virtude dos aspectos apresentados, a presente pesquisa volta-se para a área da formação docente, adotando um prisma diferenciado, o de dar voz aos Egressos de um programa de mestrado profissional em educação, procurando compreender relações entre a formação que realizaram no curso e seu desenvolvimento profissional. Assim, realizou um estudo de caso sobre a primeira turma de Egressos (ingressantes em 2014 e formados em 2016) de um MPE oferecido por uma Universidade localizada no interior de São Paulo. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que buscou descrever, a partir da análise dos dados coletados (documentos institucionais, dissertações dos Egressos e entrevistas semiestruturadas), indicadores de influência desse curso no desenvolvimento profissional dos Egressos. O trabalho está teoricamente amparado em estudos que tratam da pós-graduação no Brasil, da consolidação do mestrado profissional, da formação docente e do desenvolvimento profissional de professores, valendo-se dos trabalhos de Cury (2005), Imbernón (2001), Garcia (1999), Day (2001), Nóvoa (1992), André (2016), Contreras (2003) e Formosinho (2009). A análise e a interpretação dos dados destacaram como resultados dois eixos: a) o contexto de formação e b) a trajetória de mestrando a mestre. Os dados coletados se mostram consoantes aos estudos atuais sobre a formação docente e sobre as propostas de MPE. O curso estudado configurou-se como uma formação propulsora de mudanças no desenvolvimento profissional daqueles que o fizeram, exercendo influências significativas em suas práticas educativas, no desenvolvimento da concepção de profissionalidade, da autonomia moral e da responsabilidade social.
Abstract: Não possui.
Keywords: Professores - Formação
Mestrado profissional
Alunos egressos
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5606
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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