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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Visão de gestores e docentes do Ensino Fundamental sobre a inclusão de crianças em vulnerabilidade social
Authors: Souza, Viviane Cristina Pavanetti, 1978-
Abstract: Resumo: A problemática da inclusão continua como tema de grandes discussões entre os profissionais da educação, sendo um desafio para as políticas educacionais em todo mundo. A inclusão deve ser pensada de maneira abrangente, não se limitando apenas à inclusão de pessoas com deficiência, mas a inclusão de "Todos", inclusive daqueles socialmente menos favorecidos. A escola deve ser a porta para uma escolarização que deve informar e formar cidadãos que busquem a diminuição dos índices de desigualdades. O objetivo desta pesquisa foi conhecer como a equipe gestora e os docentes do Ensino Fundamental, dos anos iniciais e finais, de escolas da Rede Pública Municipal, de uma cidade do Vale do Paraíba Paulista, compreendem a escola inclusiva na perspectiva da inclusão de alunos em vulnerabilidade social. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com uma amostra composta por 10 escolas de Educação Básica. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental do Projeto Político Pedagógico das escolas e a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para 100 docentes e 10 gestores. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, utilizando o auxílio do software IRaMuTeQ. Concluímos, com esta pesquisa, que docentes e gestores desta rede de ensino não consideram alunos em vulnerabilidade social como alunos de inclusão, pois o tema inclusão ainda está extremamente vinculado à inclusão de pessoas com deficiência. Considera-se que o tema está silenciado, mesmo sendo urgente em nossa sociedade. Docentes afirmam que o principal problema enfrentado por eles é a falta de conhecimento e os gestores apontam a falta de apoio das políticas públicas. Ambos acreditam que a falta de estrutura familiar é a fonte dos problemas relacionados aos alunos em vulnerabilidade. Consideramos que os obstáculos da inclusão podem ser reduzidos mediante a colaboração ativa entre as políticas públicas, profissionais da educação e outros interessados pelo tema, da comunidade local. É necessário voltar um novo olhar para a formação inicial do docente e sua formação continuada.
Abstract: The issue of inclusion keeps being a topic of wide discussion between education professionals as a challenge for educational policies around the world. Inclusion should be thought in a comprehensive way, not limited only to the inclusion of people with disabilities, but the inclusion of "All", including those socially least privileged. The school should be the door to an enrolment that seeks to inform and to prepare citizens, contributing to the reduction of inequality rates. The aim of this research was to know how the management team and the teachers from Elementary until Middle Public School in a city of Vale do Paraiba Paulista. They understand the inclusive school, with the perspective of the inclusion of students in social vulnerability. This research of qualitative approach counted on a sample composed by 10 schools of Elementary Education. The data collection carried out through the documentary analysis of the Political Project of Pedagogical Schools and the application of a quiz with open and closed questions for 100 teachers and 10 principals. Data analysis was performed using Bardin content analysis using the IRAMUTEQ software. We could conclude that teachers and managers do not consider students in social vulnerability as inclusion students, because the inclusion theme is still extremely linked to the inclusion of people with disabilities. Teachers say that the main problem, they face, is the lack of knowledge and principals point out about the lack of public policy support. Both believe that family structure is the source of problems related to these students. We consider that the obstacle of inclusion can be reduced through active collaboration among public policies, education professionals and other interested in this theme, in the local community. It?s required to come back a new looking at initial docent formation and his continued education.
Keywords: Inclusão
Educação inclusiva
Vulnerabilidade social
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5615
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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