Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5657
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Atuação docente em sala de recursos multifuncionais : ações desenvolvidas no contexto escolar
Authors: Geraldo, Vivian Miné, 1982-
Abstract: Resumo: Objetivou-se identificar e analisar as práticas de atuação docente do Atendimento Educacional Especializado, em Salas de Recursos Multifuncionais de um município do vale do Paraíba paulista. Pretendeu-se averiguar a concretização desse serviço, que é basicamente realizado por um único profissional: o docente multifuncional. Devido à recente implantação dessa conjuntura complementar e suplementar à educação regular nas instituições de ensino, muitos questionamentos, dúvidas e incertezas sobre as delegações e as responsabilidades desses docentes devem ser levantadas e analisadas. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o Grupo Focal e aplicação de questionários a cinco professores atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais, que atendem alunos do Ensino Fundamental, e a uma gestora. Esses profissionais tiveram a oportunidade de refletir sobre a própria atuação num processo de formação continuada. Foi possível verificar as práticas realizadas por eles e, posteriormente, levantar questionamentos sobre as limitações de seu trabalho junto aos alunos da educação especial. Um dos referenciais teóricos escolhidos para o tratamento da deficiência é a Defectologia Contemporânea, defendida por Vygotsky, que tem as questões sociais do desenvolvimento como um de seus aportes. Foi possível conhecer os desafios enfrentados por esses professores na rotina escolar, bem como expor e compartilhar dúvidas, incertezas, posicionamentos e busca por soluções desses profissionais do ensino, contribuindo assim para a produção de conhecimento nessa área.
Abstract: The objective was to identify and analyze the teaching practices of the Specialized Educational Attendance in Multifunctional Resource Rooms of a municipality in the Paraíba valley of São Paulo. It was intended to verify the implementation of this service, which is basically carried out by a single professional: the multifunctional teacher. Due to the recent implementation of this complementary and supplementary conjuncture to regular education in educational institutions, many questions, doubts and uncertainties about the delegations and the responsibilities of these teachers should be raised and analyzed. The Focal Group and the application of questionnaires were used as instruments of data collection to five teachers working in Multifunctional Resource Rooms, who attend elementary school students, and to a manager. These professionals had the opportunity to reflect on their own performance in a process of continuous training. It was possible to verify the practices carried out by them and later to raise questions about the limitations of their work with special education students. One of the theoretical references chosen for the treatment of disability is Contemporary Defectology, defended by Vygotsky, who has the social issues of development as one of his contributions. It was possible to know the challenges faced by these teachers in the school routine, as well as to expose and share doubts, uncertainties, positions and search for solutions of these teaching professionals, thus contributing to the production of knowledge in this area
Keywords: Prática de ensino
Professores
Atendimento educacional
Educação especial
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5657
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vivian Mine Geraldo Garcia.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.