Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6029
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Franquia alimentícia
Authors: Vialta, Laura Mendes, 1996-
Machado, Lucas Capecce, 1995-
Abstract: Resumo: As franquias são uma realidade no universo empresarial, e no Brasil se tornaram populares a partir da segunda metade dos anos de 1980, levando os consumidores brasileiros a se acostumarem com um modelo pré-estabelecido de atendimento, produto e preço. Atualmente é muito difícil conhecer um consumidor brasileiro que não tenha sido usuário do sistema de franquias, pelo menos em um determinado momento da vida. Isso se deve à popularização do sistema e, principalmente, pelo franqueador investir muito da arrecadação na busca por uma forma de atendimento ideal, que supra as necessidades do consumidor. O objetivo deste trabalho foi analisar as franquias alimentícias, bem como, entender sobre o conceito de franquia no mundo e no Brasil, analisar os modelos de franquias e as principais vantagens e desvantagens. O tipo de pesquisa realizado neste trabalho foi de uma revisão bibliográfica, de pesquisa qualitativa e descritiva. Portanto, conclui-se que as franquias alimentícias são um exemplo claro de como esse tipo de negócio é promissor, uma vez que o atendimento desse tipo de franquia em território nacional já ocupa 88% das cidades médias e grandes brasileiras, atendendo a milhões de pessoas todos os dias.
Abstract: Franchises are a reality in the business world, and in Brazil they became popular in the second half of the 1980s, leading Brazilian consumers to get used to a pre- established model of service, product and price. It is currently very difficult to meet a Brazilian consumer who has not been a user of the franchise system, at least at a certain point in his life. This is due to the popularization of the system and, mainly, because the franchisor invests a lot of the collection in the search for an ideal form of service, which meets the needs of the consumer. The objective of this work was to analyze food franchises, as well as understand the concept of franchising in the world and in Brazil, analyze franchising models and the main advantages and disadvantages. The type of research carried out in this work was a literature review, qualitative and descriptive research. Therefore, it is concluded that food franchises are a clear example of how this type of business is promising, since the service of this type of franchise in the national territory already occupies 88% of medium and large Brazilian cities, serving millions of people. every day.
Keywords: Franquias
Consumo
Administração de empresas
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6029
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Administração - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
FRANQUIA ALIMENTICIA.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.