Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6515
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O leitor literário no Ensino Médio : propostas dialógicas com as mídia digitais a partir de poemas de Cassiano Ricardo
Authors: Santos, Danilo Passos, 1995-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem como tema o ensino de literatura, em especial, o poema, aliado às teorias dos letramentos e das mídias digitais para o ensino do texto literário durante a etapa do Ensino Médio. Como delimitação, serão utilizados textos de Cassiano Ricardo (1895 - 1974) pertencentes à sua obra Vamos caçar papagaios, publicada originalmente em 1926. O problema que motivou a elaboração dessa pesquisa é a necessidade de se repensar um ensino de literatura que seja dialógico a partir de um texto literário, utilizando uma obra de um dos escritores do Vale do Paraíba - SP, nascido e criado em São José dos Campos-SP, de modo a resgatar o seu valor cultural e/ou a divulgação de um autor que nem sempre é estudado no cenário da Literatura Brasileira. Como objetivo geral, serão discutidas e apresentadas três propostas de trabalho para a leitura e a compreensão de poemas com a utilização e a apropriação das mídias digitais, a fim de potencializar um ensino de poesia mais dinâmico, crítico e dialógico. Como justificativa, esta pesquisa, voltada à formação de professores de Literatura brasileira, busca compreender entre o que se entende por uma formação de leitores à luz dos letramentos e um Ensino de Literatura por um viés não histórico-linear como é comum em algumas práticas docentes. O embasamento teórico aborda alguns pressupostos acerca da formação leitora e dos letramentos; a História da leitura no Brasil; o que se entende como mídias digitais na contemporaneidade, bem como o uso do dialogismo na construção de um ensino de poesia que vise à leitura e a réplica dos textos literários conforme habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC (BRASIL, 2018), para o Ensino Médio. Como resultados, esse texto fornece subsídios para que outros profissionais das áreas de Comunicação, Linguagens e da Formação de Professores de Literatura em Língua Portuguesa compreendam a importância de se estudar, com o uso das mídias digitais, o texto literário como uma manifestação social e artístico literária. E que eles sejam capazes de aprimorar a criticidade, a autonomia e a liberdade criativa no processo de formação de leitores literários em ambientes escolares. O que é apresentado nessa dissertação contribui para a formação de um ensino dialógico de literatura, levando em consideração o poema como uma manifestação artística e da linguagem em diálogo com outras linguagens imersas na digitalidade.
Abstract: The present work has as its theme the teaching of literature, in particular, the poem, combined with the theories of literacies and digital media for the teaching of the literary text during the stage of High School. As a delimitation, will be used the texts by Cassiano Ricardo (1895 - 1974) belonging to his work Vamos Caçar Papagaios, originally published in 1926. Cassiano Ricardo one of the writers from Vale do Paraíba - SP, born and raised in São José dos Campos-SP and this choice have in order to rescue itscultural value and/or the dissemination of an author who is not always studied in the context of Brazilian Literature. As a general objective, three work proposals will be discussed and presented for the reading and understanding of poems with the use and appropriation of digital media, in order to enhance a more dynamic, critical and dialogic poetry teaching. As a justification, this research seeks to combine the understanding between what is meant by a formation of readers in the light of literacies and a Teaching of Literature through a non-historical-linear bias, as is common in some teaching practices. The theoretical basis addresses some assumptions about reading training and literacies; the History of Reading in Brazil; what is understood as digital media in contemporary times, as well as the use of dialogism in the construction of a teaching of poetry that aims at reading and replicating literary texts according to the skills provided by the National Common Curricular Base, henceforth BNNCC (BRASIL, 2018), for High School. As a results, this text provides subsidies for other professionals in the areas of Communication, Languages and the Training of Literature Teachers in Portuguese Language to understand the importance of studying, with the use of digital media, the literary text as a social and artistic manifestation. And that they are able to improve criticality, autonomy and creative freedom in the process of training literary readers in school environments, cause what is presented in this dissertation contributes to the formation of a dialogic teaching of literature, taking into account the poem as an artistic and language manifestation in dialogue with other languages immersed in digitality.
Keywords: Dialogismo
Leitores
Literatura - Estudo e ensino
Ricardo, Cassiano, 1895-1974
Modernismo (Literatura)
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6515
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Danilo Passos Santos.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.