Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6665
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A influência da vivência acadêmica na saúde mental de estudantes de engenharia
Authors: Silva, Geovana Almeida Nunes da, 1995-
Abstract: Resumo: Tendo em vista a transição escola-universidade e as dificuldades emocionais proporcionadas por este período, pesquisa-se sobre a saúde mental de estudantes universitários, cujo objetivo geral foi compreender de que forma a vivência acadêmica afeta a saúde mental de estudantes de engenharia. Para tanto, este estudo teve como objetivos específicos identificar quais as dimensões da vivência acadêmica afetam a saúde mental dos discentes, descrever como a vivência acadêmica dos estudantes de uma instituição pode influenciar nos aspectos da saúde mental e reafirmar a importância do psicólogo nas instituições de ensino superior. Realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. A análise dos dados foi baseada no constructo da análise de conteúdo de Bardin. A partir desses resultados, infere-se que os participantes da pesquisa foram afetados na dimensão pessoal/emocional pela dimensão institucional, curso/carreira e estudos. São relatados pelos estudantes sintomas que indicam que a sua saúde mental foi afetada negativamente pela vivência acadêmica, devido às dificuldades emocionais relatadas ao longo da trajetória acadêmica que afetaram o seu bem-estar psicológico e físico, dada a sobrecarga percebida na rotina de estudos. Com isso, conclui-se que os serviços psicológicos remediativos e desenvolvimentais, e principalmente serviços preventivos são essenciais no ensino superior.
Abstract: In view of the high school-university transition and the emotional difficulties provided by this period, research was carried out on the mental health of university students, whose general objective was to understand how academic experience affects the mental health of engineering students. Therefore, this study had as specific objectives to identify which dimensions of academic experience affect the mental health of students, to define how the academic experience of students at an institution can influence aspects of mental health and reaffirm the importance of the psychologist in higher educational institutions. An exploratory, descriptive and qualitative research was carried out. Data analysis was based on Bardin's content analysis construct. From these results, it is inferred that the research participants were affected in the personal/emotional dimension by the institutional dimension, course/career and studies. Symptoms that indicate that their mental health was negatively affected by academic experience are reported by students, due to emotional difficulties reported throughout the academic trajectory that affected their psychological and physical wellbeing, given the overload perceived in the routine of studies. Thus, it is concluded that remedial and developmental psychological services, and especially preventive services, are essential in higher education.
Keywords: Comunidade acadêmica
Saúde mental
Ensino superior
Psicologia da educação
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6665
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Acesso ao texto completo.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.