Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7140
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O processo de referenciação e sequenciação textual nos materiais didáticos Currículo em Ação e Aprender Sempre destinados ao Ensino Médio
Authors: Castilho, Andreia Aparecida Catadori Rodrigues, 1972-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa aborda os processos de referenciação e sequenciação textual nos materiais didáticos oficiais denominados Currículo em Ação e Aprender Sempre distribuídos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o Ensino Médio a partir de 2021. Como professora da rede estadual, me vendo diante desses materiais, sabendo que eles seriam de uso praticamente obrigatório em toda a rede e, portanto, responsáveis pela educação de milhões de jovens em todo o estado; conhecendo a dificuldade dos estudantes do Ensino Médio no quesito produção de textos, especialmente no que diz respeito a mecanismos de coesão, estabeleci como objetivo geral dessa pesquisa investigar as características das atividades relativas à coesão textual propostas nos Cadernos Aprender Sempre e Currículo em Ação. Especificamente, este trabalho busca: 1) identificar de que forma e com que frequência os Cadernos Aprender Sempre e Currículo em Ação de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo propõem atividades para a aquisição de conhecimentos relativos à coesão textual no EM; 2) avaliar se as atividades propostas no material têm potencial para contribuir para a aquisição de conhecimentos linguístico-discursivos imprescindíveis para o desenvolvimento da competência escritora; 3) verificar se as atividades estão em consonância com as prescrições da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no que diz respeito à coesão textual. Teoricamente, esta pesquisa baseia-se na concepção sociointeracionista discursiva da linguagem e nos estudos da Linguística Textual sobre a coesão textual e os processos de referenciação e sequenciação, tendo sua base em Koch (2006) e Koch e Elias (2008, 2015, 2017), dentre outros estudiosos desse tema. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter qualitativo interpretativo. Os resultados mostram que os materiais, apesar de abordarem com frequência mecanismos de coesão e disponibilizarem atividades em todas as séries praticamente o ano todo, a coleção Currículo em Ação demonstrou-se deficitária na primeira série. O material Aprender Sempre, embora tenha apresentado um número maior de atividades para esta série, oferece exercícios mais consistentes na segunda série. Além disso, as atividades não apresentam variedade, encontram-se espalhadas pelas unidades de ambos os materiais que não apresentam nenhuma sistematização teórica sobre o tema e nem mesmo reconhecem os mecanismos de coesão como processos de referenciação e sequenciação. Os materiais atendem parcialmente as prescrições da BNCC (Brasil, 2018), deixando de abordar prescrições relativas à progressão temática, organização tópica, e aprofundamento nos processos de referenciação. Espera-se que esta pesquisa possa dar mais visibilidade sobre o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o bom desempenho da produção textual escrita, procurando jogar luz sobre a forma como os mecanismos coesivos vêm sendo explorados nesses materiais, se as atividades propostas contribuem para que os estudantes possam sanar suas dificuldades de escrita e desenvolver estratégias que os ajudem a estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições, promovendo progressões e estabelecendo o máximo de coesão e coerência nas suas produções.
Abstract: This research addresses the processes of reference and textual sequencing in the official educational materials called "Currículo em Ação" and "Aprender Sempre" distributed by the São Paulo State Department of Education for High School starting in 2021. As a teacher in the state system, facing these materials, knowing that they would be practically mandatory for use throughout the network and therefore responsible for the education of millions of young people across the state; understanding the difficulty high school students face in terms of text production, especially regarding cohesion mechanisms, I set as the general objective of this research to investigate the characteristics of the activities related to textual cohesion proposed in the "Aprender Sempre" and "Currículo em Ação" booklets. Specifically, this work seeks to: 1) verify how and how often the "Aprender Sempre" and "Currículo em Ação" Portuguese Language booklets from the São Paulo State Department of Education propose activities for the acquisition of knowledge related to textual cohesion in High School; 2) identify if the activities proposed in the material have the potential to contribute to the acquisition of linguistic-discursive knowledge essential for the development of writing competence; 3) verify if the activities are in line with the prescriptions of the BNCC - National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), regarding textual cohesion. Theoretically, this research is based on the socio-interactionist discursive conception of language and on Textual Linguistics studies on textual cohesion and the processes of reference and sequencing, having its basis in Koch (2006) and Koch and Elias (2008, 2015, 2017), among other scholars of this theme. It is a qualitative interpretative documentary research. The results showed that the materials, despite frequently addressing cohesion mechanisms and providing activities in almost all grades throughout the year, the "Currículo em Ação" collection proved to be deficient in the first grade, allocating only one referencing activity and six sequencing activities for this teaching modality. The "Aprender Sempre" material, although it presented a greater number of activities for this grade, offers more consistent exercises in the second grade. In addition, the activities do not show variety, they are spread across the units of both materials that do not present any theoretical systematization on the subject and do not even recognize cohesion mechanisms as processes of reference and sequencing. The materials partially meet the BNCC prescriptions (Brasil, 2018), failing to address prescriptions related to thematic progression, topical organization, and deepening in the processes of reference. It is expected that this research can shed more light on the development of fundamental skills for the good performance of written textual production, seeking to shed light on how cohesive mechanisms have been explored in these materials, if the proposed activities contribute to students being able to address their writing difficulties and develop strategies to help them establish relationships between parts of the text, avoiding repetitions, promoting progressions, and establishing the maximum cohesion and coherence in their productions
Keywords: Língua portuguesa
Referenciação
Material didático
Ensino médio
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7140
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Andreia Aparecida Catadori Rodrigues Castilho.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.