Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
Authors: Castilho, Luciana Tomé de Souza
Abstract: Resumo: Este trabalho consiste em uma análise de materiais didáticos, mais precisamente das conquistas do ensino médio e de curso pré-vestibular, ambos pertencentes a um conhecimento método de educação privado. A intenção da nossa pesquisa foi analisar como tais materiais abordam as questões teóricas e os exercícios de Língua Portuguesa, principalmente aqueles referentes a gramática, a fim de investigarmos se predominam atividades concernentes à gramática teórica, à gramática de uso, à gramática normativa reflexiva (Travaglia, 2006; 2007). Foi averiguado que, embora haja atividades que abordem a gramática de uso, a gramática de uso, a gramática normativa e a gramática reflexiva, os exercícios predominantes estão relacionados à gramática teórica, indicando que o livro didático é elaborado com base no resultado que os alunos apresentam em exames, como o vestibular, por exemplo (Fidalgo, 2006). Tal fato nos leva a crer que a apostila analisada neste trabalho contempla o ensino da gramática com o objetivo de particularizar não somente a compreensão das regras, mas também o uso e a funcionalidade da língua.
Abstract: This paper consists of an analysis of didactic material, specially schoolbooks of high school and pre-entrance examination course; both of them from a well known private school. Our intention in this study was to analyze how this material approached some theoretical aspects and exercises of the Portuguese Language, specially the ones concerned to grammar, in order to verify if there is emphasis in activities related to the theoretical grammar, use of grammar, prescriptive grammar or reflective grammar (Travaglia, 2006; 2007).. It was verified that, even there are activities related to the use of grammar, prescriptive grammar and reflective grammar, the majority of the exercises are related to theoretical grammar, indicating the or schoolbook is prepared based on the results which students have gotten in some tests, like vestibular, for instance (Fidalgo, 2006). This fact makes us believe the schoolbook analyzed in this paper ponders the grammar teaching with purpose not only to comprehend the rules, but also the use and functions of the Language.
Keywords: Gramática
Material didático
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luciana Tome de Souza Castilho.pdf3.7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons