Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/836
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglês
Authors: Pereira, Ana Maria
Abstract: Resumo: Essa dissertação está inserida na linha de pesquisa "Formação de professores de línguas" no projeto "auto-avaliação do educador de línguas", tendo como foco a prática docente e de que modo escolhas linguisticas feitas pelo professor durante as aulas de leitura em língua inglesa favorecem a interação do aluno com o texto. A pesquisa investiga de que maneira as intervenções feitas pelo professor, através de perguntas, em aula de leitura em Língua Inglesa, como língua estrangeira, suscitam reflexão crítica. Utiliza-se a Gramática Sistemico-Funcional (GSF) como ferramenta no estudo da linguagem em uso para amparar teoricamente os múltiplos significados que podem ser atribuidos a uma mesma leitura. Na metodologia, utilizam-se as noções de etnografia de Cançado (1994), sendo que a coleta de dados foi feita por transcrições de gravações de aulas de leitua do gênero "contos infantis" com alunos de 7° série de uma escola da rede particular. Os resultados foram analisados qualitativamente sob a perspectiva crítica da prática docente, utilizando-se como aporte teórico obras de autores como Liberali (2003); Coracini (2002); Magalhães (2003); Romero (2003/2004/2006). Os resultados obtidos após avaliação e reavaliação constante da realidade das aulas e dos dados da pesquisa indicam uma contribuição para o aprimoramento da prática docente da pesquisadora enquanto mediadora de conhecimento de Língua Inglesa.
Abstract: This research is related to the area "Development of teachers of languages" in the project "Auto-evaluation of the language teacher", focusing on the educational practice and in what way the linguistic choices, made by the teacher during the classes of reading in English, favor the interaction of the student with the text. In this way, the students learning of the foreign language (FL) can increase the teachers self perception as a knowledge constructor, happening while new meanings are incorporated to the thought of the learner. The research investigates how the interventions made by the teacher, through questioning, in a reading class in English, as a foreign language, develop critical sense. The Systemic Functional Grammar (SFG) is used for the analysis of the language use and the various meanings attributed to the same text. Cançados ethnography (1994) serves as a tool for the data collecting, which was made through recording transcriptions of childrens tales reading classes, with students of the 7th grade in a private school. The results were analyzed qualitatively under the critical perspective of the educational practice and used as a theoretical support authors such as Castro (1998); Liberali (2003); Magalhães (2003) and Romero (2003;2004;2006). The results obtained after the data analysis and the constant evaluation of her classes indicated a contribution to the improvement of her practice as a knowledge mediator in English
Keywords: Formação de professores
Leitura
Conhecimento
Língua inglesa
Texto
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/836
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ana Maria Pereira.pdf3.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.