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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A rede federal de educação profissional e tecnológica como estratégia para o desenvolvimento territorial na cidade de Barra do Corda - MA
Other Titles: The federal net of professional and technological education as strategy for the local development in the city of Barra do Corda-MA
Authors: Carvalho, Ana Karina França Ferreira, 1984-
Abstract: Resumo: A criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica se iniciam no Brasil a partir de 1809, com o Colégio das Fábricas, como estratégia governamental de controle das classes sociais menos favorecidas. Estabelece-se a função social dos Institutos Federais, como promotores do desenvolvimento local e de inclusão social, por meio da oferta de educação profissional e tecnológica com ênfase na identificação e mapeamento das potencialidades locais e na consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos locais. Partindo desta premissa, este estudo tem como objetivo investigar o papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) na promoção do desenvolvimento local. O recorte geográfico e amostral da pesquisa é o município de Barra do Corda, por ter implantado um campus do Instituto Federal há mais de cinco anos. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, apoiado em pesquisa documental e em entrevista semiestruturada, cujo procedimento metodológico selecionado é um estudo de caso acerca da atuação do Instituto Federal no Município de Barra do Corda. Como procedimento de análise, utilizou-se da triangulação de dados obtidos no ambiente interno e externo dos institutos federais com posterior análise de conteúdo. Apesar das limitações institucionais no atendimento aos arranjos produtivos locais da região, a instituição por meio do ensino, da pesquisa e da extensão prioriza a promoção da formação cidadã vinculada à capacitação profissional, de modo que garanta aos indivíduos meios para transformá-los em sujeito social e histórico.
Abstract: The creation and expansion of the Federal Network of Vocational and Technological Education began in Brazil from 1809, with the creation of Factory School, as a governmental strategy to control underprivileged social classes. The social function of the Federal Institutes was established as promoters of local development and social inclusion through the provision of professional and technological education with emphasis on the identification and mapping of local potentialities and the consolidation and strengthening of local productive arrangements. Thus, this study aims to investigate the role of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA) in promoting local development. The geographical and sample design of the research is Barra do Corda city, because there is a campus of the Federal Institute for over five years. This is a descriptive exploratory study with a qualitative approach, supported by documentary research and semi-structured interviews. The selected methodological procedure is a case study about the performance of the Federal Institute in Barra do Corda. As an analysis procedure, we used the triangulation of data obtained in the internal and external environment of federal institutes with subsequent content analysis. Despite the institutional limitations for achieving the region local productive arrangements, the institution through teaching, research and extension prioritizes the promotion of citizen education linked to professional training, so this way guarantee for population means to transform them into social and historical subjects.
Keywords: Gestão
Desenvolvimento regional
Institutos
Educação profissional
Desenvolvimento local
Maranhão
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4547
Issue Date: 2019
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